Mainnav

Projeto de lei que pune irregularidades em previdência complementar está em pauta no Senado

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 312/2016, que visa punir desvios de recursos de fundos de pensão, está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. O projeto prevê que as irregularidades sejam punidas de acordo com a Lei 7.492, de 1986, conhecida como Lei do Colarinho Branco. A proposta também tem como novidade o enquadramento criminal da facilitação à prática de gestão fraudulenta ou temerária.

Além de definir e inserir os atos irregulares de facilitação à prática de gestão fraudulenta ou temerária na Lei do Colarinho Branco, o projeto prevê uma pena de dois a seis anos de reclusão e multa para os envolvidos nesses desvios. A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) também deverá notificar o Ministério Público caso detecte algum indício de crime na área. Hoje, apenas o Banco Central (BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) têm essa obrigação legal.

O projeto foi elaborado pelo ex-senador José Aníbal e recebeu parecer favorável com duas emendas do relator, senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN). Segundo Garibaldi, a responsabilização penal inserida na Lei do Colarinho Branco deve ser estendida a atos de gestão fraudulenta e temerária cometidos também em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, o projeto será enviado direto à Câmara dos Deputados após passar pela análise da CCJ.

Com informações da Agência Senado

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão