Mainnav

Apenas 6% dos aposentados contam com previdência privada, mostra pesquisa da Anbima

Da população de aposentados do Brasil, apenas 6% é sustentada pela previdência privada, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha. O estudo mostrou que para 89% dos aposentados a renda vem exclusivamente da previdência pública. Outros 2% contam com a renda dos aluguéis que recebem e 1% do dinheiro aplicado em produtos financeiros. Outra parcela continua fazendo bicos (2%) ou dependendo da família (2%).

A pesquisa mostra ainda que o brasileiro acredita que as despesas vão aumentar (46%) ou se manter (41%) na aposentadoria, enquanto só 28% acham que o padrão de vida será pior que o atual. Entre os que já estão aposentados, seis em cada dez confirmam que os gastos são maiores agora. Ainda assim, 41% deles consideram seu padrão de vida igual ao anterior (antes da aposentadoria) e 34% dizem que melhorou. “É preciso trazer à tona a realidade e alinhar as expectativas. Independentemente do que as pessoas esperam para o futuro, fazer uma reserva é o único caminho para que a tranquilidade tão desejada se torne realidade”, afirma a superintendente de educação e informações técnicas da Anbima, Ana Leoni, em comunicado.

Para a pesquisa, foram realizadas 3.374 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 152 municípios, com a população economicamente ativa, inativos que possuem renda e aposentados, das classes A, B e C, a partir dos 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Expectativas – O levantamento mostrou também que, entre os brasileiros que ainda não se aposentaram, quase metade (47%) espera contar com os recursos da previdência social para o sustento nessa fase da vida. Além disso, 28% das pessoas pretendem continuar no mercado de trabalho, enquanto 2% acreditam que terão apoio dos filhos ou da família.

“O planejamento financeiro para a aposentadoria é fundamental, principalmente no momento em que se discute o déficit da previdência pública, com a iminência de uma reforma nesse setor”, afirma a superintendente. Apenas dois em cada dez brasileiros (21%) dizem se planejar de uma ou mais formas para a velhice: 10% pretendem utilizar o dinheiro de aplicações financeiras, 6% vão contar com o retorno de um plano de previdência privada, 4% receberão aluguéis de imóveis que possuem e 1% diz ter economias guardadas. Já 12% das pessoas declaram não ter a menor ideia de onde virá o sustento na aposentadoria.

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão