Mainnav

Principal erro do Garantia foi visar apenas o curto prazo, diz Jorge Paulo Lemann

jorge paulo lehmanO empresário Jorge Paulo Lemann, em entrevista concedida à Rio Bravo para comemorar a edição de número 500 de seu Podcast, falou sobre o que considera ter sido um dos erros cometidos pelo banco Garantia. “Eu acho que o principal erro que houve do Garantia é que ele era uma organização muito visando o curto prazo e atraía gente boa de gerar resultado no curto prazo. Tinha o bônus semestral... Bônus semestral é período muito curto”, destacou Lemann.

Segundo o executivo, “a maior parte da turma do Garantia estava lá porque era um lugar que dava para ganhar dinheiro e que ganhava dinheiro, então isso gerava uma visão muito de curto prazo e não uma visão de querer construir uma entidade de longo prazo, perene. Acho que foi o principal fracasso geral do Garantia, que no início não se sentia, porque o negócio era ganhar dinheiro e lá no final se sentiu um pouco”.

Quando junto com seus principais sócios decidiu vender o Garantia, prossegue Lemann, “sabíamos que ou ele tinha que mudar muito ou não ia para a frente. O mudar muito era complicado, porque a cultura toda era curto prazista”, pontua o empresário, que lembra que naquela época já tinha o controle de empresas como Lojas Americanas e Brahma. “Tínhamos a oportunidade de construir mais coisas para o longo prazo e aí a decisão foi "Bom, esse negócio daí é bom, mas não está funcionando muito bem no momento, vamos saltar fora de uma maneira que ninguém tenha prejuízo"”. E nas outras empresas que permaneceram no portfólio, pontua Lemann, a visão estratégica passou a ser muito mais de construção a longo prazo, de atrair gente que queria construir no longo prazo.

Quanto à atuação da 3G, ele contou que o principal método de trabalho adotado tem como norte atrair profissionais qualificados com foco em segmentos específicos do mercado. “Tivemos uma experiência com private equity antes, aonde o foco não era tão grande, tínhamos vários investimentos, então a 3G só faz uma coisa de cada vez, só faz com gente que já conhece e, principalmente, com o próprio capital”, ponderou o empresário.

Segundo Lemann, o private equity é um ramo interessante, “mas a maioria das empresas partem para captar muito, porque querem ganhar dinheiro no fee e não necessariamente no resultado. Como o dinheiro é dos outros, eles têm que diversificar, então essa diversificação nós não achamos muito interessante. Em geral, não tocam os negócios com as suas próprias equipes”. A 3g, diz Lemann, faz poucos negócios, com muito foco, principalmente com dinheiro próprio, e sempre com vistas para o longo prazo. “Não temos um objetivo de sair daqui a cinco ou dez anos, como é a maioria dos private equity, estamos ali para sentar em cima e construir em cima até onde for possível”.

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão