Busca
    

Projeções de asset indicam Ibovespa a 45 mil pontos com vitória de Ciro e a 170 mil pontos com Alckmin

08-06-2018 - 12:35:09

 

Projeções feitas pelo CEO da Canepa Investimentos, Alexandre Povoa, indicam que se o candidato Ciro Gomes, do PDT, vencer a corrida presidencial o Ibovespa pode cair para 45 mil pontos, uma queda de 41% em relação aos 76 mil pontos da época em que o estudo foi realizado. Gomes é o mais temido dos quatro candidatos com chances reais na disputa presidencial, segundo o estudo apresentado por Póvoa no 18º Fórum Perspectivas de Investimento, promovido pela revista Investidor Institucional e que ocorre em cinco capitais (Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília). O estudo da Canepa considera como candidatos viáveis também o peessedebista Geraldo Alckmin, a candidata da rede Marina Silva, e o candidato do PSL Jair Bolsonaro.

Caso o queridinho do mercado Geraldo Alckmin ganhe tração e vença a disputa o Ibovespa dispararia para 170 mil pontos, uma alta de 124%. Se Marina vencer o indicador da Bolsa subiria para 120 mil pontos, com alta de 58%, e se Bolsonaro vencer o Ibovespa cairia para 60 mil, declínio de 21%.

O estudo, segundo Póvoa, reflete como o Ibovespa seria afetado matematicamente por alterações em indicadores macro com a hipotética vitória de cada candidato. Foi feita, para cada hipótese, uma projeção para PIB potencial real, dólar para o final de 2018, crescimento médio de fluxo de caixa das empresas até 2022, NTN-B para o ano 2050 e Selic para final de 2019. No caso do PIB potencial real, por exemplo, com Gomes ele seria de 1,25%, com Bolsonaro de 1,75%, com Marina de 3,0% e com Alckmin de 3,5%. “Não se trata de preferência nem de chute, são projeções matemática”, afirma póvoa.

Segundo Póvoa, o estudo considera que Lula não será candidato e que se isso eventualmente ocorresse o quadro poderia ser totalmente diferente. Além disso, considera que candidatos vistos como extremos pelo mercado, tanto à direita como à esquerda (Guilherme Boulos e Manuela D`Ávila, de um lado, e Geraldo Alckmin, de outro) tem menos chances de vitória. Já candidatos vistos como de mudanças ou de rompimento com o atual sistema (Marina e Bolsonaro) têm mais chances de vitória.

O estudo apresentado por Póvoa no fórum da Invetidor Institucional estará disponível para leitura, na íntegra, no site www.investidorinstitucional.com.br após a realização do ciclo completo de seminários. O 18º Fórum Perspectivas de Investimento já foi realizado em Florianópolis (5 de junho), Rio de Janeiro (6 de junho), São Paulo (7 de junho), e será realizado no Recife em 12 de junho e em Brasília na data de 13 de junho.


VídeosOnline

Mais lidas de Investidor Institucional em 3 meses

Mais lidas de InvestidorOline em 1 mês