Busca
    

Fundo Verde aproveita correção recente do mercado para aumentar exposição em ações globais

08-03-2018 - 17:55:41

 

Diante da forte correção observada no mercado acionário americano nas últimas semanas - o S&P estava aos 2870 pontos em 29 de janeiro, e aos 2530 pontos em 9 de fevereiro, queda de 11,8% em apenas nove pregões – os gestores do fundo Verde optaram por aumentar sua exposição nos ativos da região, que se beneficiam “sobremaneira do corte de impostos recém-implementado”. Os especialistas da asset de mesmo nome do fundo entendem que a correção recente verificada na renda variável dos Estados Unidos se deveu mais à fatores técnicos do que à mudanças nos fundamentos econômicos.

“Embora muitos considerem que a correção foi causada pela alta das taxas de juros globais, ou pelo aumento dos riscos geopolíticos, ou pelos potenciais conflitos comerciais causados pelo presidente Trump, entre outras razões menos cotadas, nós consideramos que a correção foi um movimento eminentemente técnico, causado pela própria dinâmica interna dos mercados”, escrevem os gestores do Verde, em relatório.

No documento os profissionais da gestora notam que fevereiro foi marcado como o mês do fim da “calmaria perfeita” nos mercados globais. Eles lembram que ao longo de 2017 tivemos um colapso da volatilidade na maioria das classes de ativos, e particularmente nos mercados de ações. O VIX (indicador de volatilidade para o S&P500 mais usado pelo mercado) bateu recorde atrás de recorde de baixa.

“Tal calmaria estimulou um aumento da alavancagem do mercado, seja através de gestores que seguem métricas de risco onde a volatilidade corrente é o principal input, seja via o crescimento de produtos que apostavam na continuidade dessa vol baixa. E justamente esse aumento da alavancagem, e o posicionamento do mercado agressivamente comprado em ativos de risco, foram as sementes que levaram aos movimentos que vimos em fevereiro”.


VídeosOnline

Mais lidas de Investidor Institucional em 3 meses

Mais lidas de InvestidorOline em 1 mês