Busca
    

Provável calmaria dos próximos meses precede tempestade em 2018, prevê fundo Verde

07-08-2017 - 18:43:44

 

A vitória de Michel Temer na Câmara dos Deputados na semana passada, que impediu que a denúncia por corrupção passiva apontada pela Procuradoria Geral da República (PGR) fosse encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) reduziu a volatilidade política, mas parece prematuro acreditar que tudo está resolvido, segundo avaliação do fundo Verde, da gestora de mesmo nome capitaneada por Luis Stuhlberger. “Podemos ter alguma calmaria nos próximos meses, mas é a calma que precede a tempestade, visto que a eleição de 2018 tende a ser bastante aberta, complexa e incerta”, diz o relatório da gestora.

Os especialistas do Verde lembram que o pleito presidencial do ano que vem será o primeiro ciclo eleitoral pós-Real onde a polarização PT x PSDB não é tônica relevante, quando teremos diversos candidatos competitivos, algo que o país não experimenta desde 1989. Nesse sentido, os especialistas da asset têm iniciado uma busca por proteções para o portfólio, que sejam baratas e assimétricas, “caso vejamos um aumento de aversão ao risco em relação ao Brasil por conta das eleições”. Esse trabalho está apenas no início e será relevante na gestão ao longo dos próximos dezoito meses pelo menos, informa o documento.

Os gestores apontam ainda no relatório que a vitória do governo na Câmara, à custa de mais uma rodada de bondades fiscais, não permite concluir que a base do governo voltou ao seu estado anterior. “Várias vezes alertamos, pré-17 de maio, que o cálculo da micropolítica tornava bastante complicado alcançar 308 votos para aprovação da reforma da previdência. Pós-18 de maio, tal cálculo se tornou praticamente impossível”. O governo tenta vender a ideia que vai conseguir uma reforma robusta, segundo os especialistas da Verde, que enxergam, contudo, pouco espaço para aprovação de qualquer medida que tenha impacto fiscal relevante.


VídeosOnline

Mais lidas de Investidor Institucional em 3 meses

Mais lidas de InvestidorOline em 1 mês