Busca
    

Relator de reforma da previdência diz que não há espaço para avançar no tema após denúncias contra Temer

19-05-2017 - 13:25:10

 

O relator da reforma da previdência Arthur Maia (PPS-BA) declarou que “não há espaço” para avançar no tema após a repercussão das denúncias feitas pelo empresário da JBS Joesley Batista contra o presidente Michel Temer. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 está em tramitação na Câmara dos Deputados e precisa de 308 votos para aprová-la até o fim do mês. Contudo, a atual crise política decorrente das delações pode retardar esse processo. “Passamos a viver um cenário crítico, de incertezas”, afirmou o deputado.

Nesta quinta-feira, 18 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer. Durante o dia, o mercado reagiu às denúncias e a bolsa brasileira acionou o sistema de 'circuit break' pouco após o início dos negócios de quinta-feira, quando a queda do mercado superou os 10% e interrompeu por meia hora as operações. “É hora de arrumar a casa, esclarecer os fatos obscuros, responder com verdade a todas as dúvidas do povo brasileiro, punindo quem quer que seja, mostrando que vivemos em um país em que a lei vale para todos”, reiterou Arthur Maia.
Para o relator da reforma trabalhista no Senado Federal, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), não há mais clima para votação do projeto, e a crise institucional é tão grave que a reforma trabalhista se tornou “secundária”.

O estrategista chefe do Banco Mizuho do Brasil, Luciano Rostagno, também acredita que o cenário base com o qual o mercado vinha trabalhando até então, de aposta crescente na aprovação das reformas previdenciária e trabalhista nas próximas semanas, se altera totalmente com o escândalo. “No melhor caso, as reformas serão apenas postergadas, mas o que temos visto até o momento sugere que de fato vai ficar insustentável para o Temer levar adiante a aprovação das reformas”, diz o especialista.

Com informações da Agência Brasil


VídeosOnline

Mais lidas de Investidor Institucional em 3 meses

Mais lidas de InvestidorOline em 1 mês