Busca

Fitch coloca ratings da ARX em observação negativa após saída de executivos

 17-05-2017 - 12:58:23

 

A Fitch colocou o rating de qualidade de gestão de investimentos 'forte' da ARX Investimentos em observação negativa, em função da saída dos principais executivos da empresa, entre eles o CEO, José Alberto Tovar, o gestor de fundos long & short, Bruno Garcia, e o gestor de fundos macro/renda fixa, Rafael Vasconcellos. Além deles, deixaram a gestora o diretor responsável pela gestão de investimentos, um gestor de recursos, a compliance officer, dois analistas e dois profissionais da área de distribuição. “A observação negativa reflete o risco de a saída dos executivos impactar negativamente os negócios da ARX – incluindo a performance dos fundos, o volume de ativos sob gestão (AUM) – e provocar alterações relevantes de políticas e controles”, diz o relatório da Fitch.

A ARX anunciou no dia 8 de maio a saída dos executivos e a recomposição da equipe. Rogério Poppe, na gestora desde 2006, assume como diretor-executivo e permanece sendo gestor sênior da estratégia de long only. César Santos, há mais de nove anos na empresa, passou a ser o gestor dos fundos long & short e long only (FIA e Long Term). A gestora também trouxe Roberto Benisti, que já havia trabalhado na empresa de 2005 a 2010, para gerir a estratégia macro/renda fixa. Além deste profissional, a ARX contratou para as posições de COO/CRO e analistas, principalmente antigos colaboradores.

A Fitch poderá rebaixar o rating da ARX se a saída dos executivos reduzir significativamente os ativos sob gestão, comprometer a performance dos fundos e/ou impactar a franquia local de negócios a ponto de deteriorar materialmente seu perfil financeiro ou sua capacidade de continuar desempenhando suas atividades de investimento. Novas perdas de executivos importantes também podem resultar em rebaixamento. Por outro lado, a observação negativa pode ser removida se os negócios da ARX se mostrarem resilientes e a gestora for capaz de manter adequada performance dos fundos, do volume de ativos sob gestão e rentabilidade.

 

 

 


VídeosOnline

Mais lidas de Investidor Institucional em 3 meses

Mais lidas de InvestidorOline em 1 mês