Busca
    

Vale tem maior impacto socioambiental após rompimento de barragem, aponta Sitawi

18-04-2017 - 18:12:58

 

A Vale foi apontada pela consultoria Sitawi, especializada em investimentos socioambientais, como a empresa com maior número de controvérsias ambientais, sociais e de governança (ASG). De acordo com relatório elaborado pela consultoria, das 100 empresas analisadas no ano passado, a mineradora ficou em primeiro lugar em relação a riscos de sustentabilidade após os desdobramentos do desastre socioambiental provocado pelo rompimento da barragem da Samarco, controlada pela Vale, em Mariana (MG).

A Petrobras aparece logo em seguida, mas com um número reduzido de controvérsias, segundo a Sitawi, após o pico alcançado na época da deflagração da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que investiga o envolvimento de políticos e empresários em corrupção e lavagem de dinheiro. Os desdobramentos das investigações e processos de investidores contra a estatal e seus executivos continuam impactando negativamente a companhia. Já a JBS foi afetada em grande parte por questões trabalhistas. O estudo foi realizado antes da deflagração da Operação Carne Fraca, que investiga o envolvimento de empresas do ramo alimentício em esquemas de adulteração de carne.

A Sitawi defende que uma resposta rápida, reconhecendo possíveis violações e propondo medidas corretivas, tem o potencial de minimizar os efeitos às empresas.

O estudo - O relatório da Sitawi é feito com base em uma análise que considera quatro tipos de controvérsias: baixa; moderada, severa e muito severa. A baixa é quando poucos indivíduos são impactados ou quando a empresa ainda está fase inicial de apuração do impacto. A moderada é quando as controvérsias representam um impacto socioambiental maior, mas que é reversível ou mitigável. A severa, por sua vez, inclui impactos negativos de larga escala com decisões finais de órgãos reguladores e de instâncias judiciais, multas de valores elevados, fraudes e esquemas de corrupção. Por fim, a muito severa é quando as controvérsias se referem aos piores cenários socioambientais possíveis, gerando impactos milionários ou bilionários, grande repercussão negativa da opinião pública, danos permanentes à imagem da empresa e penalizações que prejudicam a continuação das atividades de uma companhia.

Leia entrevista com o diretor da Sitawi, Gustavo Pimentel, na edição nº 291, de abril, da Investidor Institucional


VídeosOnline

Mais lidas de Investidor Institucional em 3 meses

Mais lidas de InvestidorOline em 1 mês